Skip to content

O Engano de Tirar Passaporte Online, Fique Alerta!





Veja o que é verdade ou mito sobre o tirar Passaporte Online.

É muito comum ouvirmos pessoas que fizeram pesquisas rápidas através da internet e que após suas buscas viram que seria possível fazer Passaporte online e sem precisar sair de casa.

Mas será que isso é realmente possível? Ou o procedimento para a emissão do passaporte exige atendimento presencial?

Apesar de ser bastante divulgado na internet, nos canais de comunicações e em outras mídias, o processo de como emitir passaporte ainda geram muitas dúvidas. Em função, das informações incorretas que costumam circular por aí.




E se você está precisando tirar o seu passaporte ou até mesmo renovar um passaporte que você já tem, é imprescindível ter acesso às informações corretas.

Pensando nisso nós elaboramos este conteúdo, onde vamos abordar como de fato funciona o procedimento para Emitir Passaporte pela Internet e presencialmente, para você que ainda tem alguma dúvida sobre o tema.

fazer passaporte pela internet
Consultar Processo Passaporte

Fique atento às informações presente nesta leitura.

É possível tirar Passaporte Online

Será que possível ou não tirar o passaporte online?

O processo para emissão do Passaporte é dividido em algumas etapas. Algumas dessas etapas da solicitação de passaporte podem ser feitas pela internet. Enquanto outras necessariamente devem ser feitas presenciais.

As etapas que devem ser feitas online são:

O preenchimento do formulário – O  preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, é feito através do sistema da Polícia Federal.

consultar numero de passaporte online


Onde você deve digitar seus dados pessoais, documentos e dados complementares. https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte

Emissão da GRU – Outra etapa do passaporte pela internet é a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU), equivalente ao valor do passaporte que é R$ 257,25.

Agendamento: Logo após a compensação do boleto você também deve solicitar o agendamento passaporte pela internet em uma das unidades de atendimento da Polícia Federal.

(http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/ja-enviei-meus-dados/agendar-atendimento/opcoes-de-agendamento#portal-column-content

Qual etapa não pode ser online ao tirar Passaporte

Depois dessas primeiras etapas, todas às próximas não podem mais ser realizadas online, ou seja, precisam ser feitas presencialmente.




No dia e horário agendados, você deve se dirigir a unidade de atendimento da Polícia federal que optou durante o processo de agendamento. Levando os documentos solicitados e o comprovante de preenchimento do formulário online passaporte.

  • http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/documentos/documentacao-completa#ver-ou-gerar

Nesse dia, serão colhidas suas digitais no processo de biometria e será também tirada sua foto no próprio local. A retirada do passaporte, quando o mesmo estiver pronto também deve ser presencial.

Indo a unidade de atendimento onde o processo está sendo realizado. Nesse dia, será comparada a foto presente no passaporte com a sua documentação de identificação.

A fim de evitar problemas como fraude ou falsificação de documentos, por exemplo.

Consigo consultar o número do Passaporte Online

Pela internet, não é possível consultar passaporte online.

O único processo relativo à consulta, que você pode fazer é verificar o andamento da solicitação de passaporte pela internet.

  • Nesse caso, basta acessar o site da polícia federal (https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/consultarSituacaoSolicitacao.do?dispatcher=exibirConsultaSituacaoSolicitacao)
  • Em seguida, digitar o número do protocolo
  • E digitar também o número do CPF
fazer passaporte online
Consultar Número Passaporte Online

Como pagar GRU para emissão de Passaporte Online

Você optar por pagar a GRU do passaporte pela internet, através do sistema de Internet Banking do seu banco de preferência.

Mas também, por meio do código de barras do boleto, pode efetuar o pagamento da guia de recolhimento da união com o valor do passaporte indo a um caixa eletrônico, agência bancária ou lotérica.

pagar gru passaporte internet banking

Cuidados ao tirar Passaporte Online

Apesar de facilitar muito, realizar parte do processo de emissão do passaporte online.



É preciso ter muito cuidado na hora de realizar este procedimento.

Isso porque, qualquer informação errada que for digitada, pode acabar prejudicando o processo de tirar passaporte pela internet.

Além disso, tome muito cuidado também com serviços que oferecidos para ajudar pessoas na hora de formulário online passaporte e realizar às outras etapas na emissão do documento.

Pois, será necessário repassar dados importantes, como seus documentos pessoais, por exemplo, que se cair em mão de pessoas erradas, pode ocasionar inúmeros transtornos para você no futuro.

Dicas para preenchimento do Formulário Online

Veja algumas dicas que podem ajudar você a fazer o preenchimento do formulário online do passaporte, de forma mais simples:

  • Dica 1- Separe com antecedência e tenha em mãos todos os documentos necessários para o processo de emissão do seu passaporte online.
  •  2- Digite com calma todas as informações, sempre atento aos dígitos, às pontuações e letras, pois todos os dados irão constar no seu passaporte.
  • Dica 3 – Revise os dados antes de enviar de forma criteriosa, para que não possa deixar passar nenhuma informação no seu pedido de passaporte pela internet.
  •  4 – Fique atento às informações e dicas preciosas que fornecemos nos artigos presentes aqui em nosso blog e veja também o vídeo: