Skip to content

Tudo Sobre Passaporte Curitiba em 3 Minutos





Veja quais são os passos necessários para emitir o Passaporte em Curitiba.

 O passaporte é um dos principais documentos mais importantes dos cidadãos. É por meio do meio passaporte, que uma pessoa se torna a apta a entrar em outro país. Vale lembrar que existem alguns países que além do passaporte eles exigem também o visto.

Se você mora em Curitiba ou nas regiões próximas e está planejando fazer uma viagem para fora do país, é importante já começar a se programar, fazendo a emissão do seu passaporte ou caso, você já disponha do documento fazendo a renovação dele.




No artigo de hoje, vamos falar sobre quais os procedimentos são necessários de como fazer passaporte em Curitiba.   Vamos falar também a respeito de onde tirar passaporte.

Por isso, se você tem alguma dúvida a respeito desse assunto ou conhece alguém que tem dúvidas, recomendamos que você continue acompanhando essa leitura até o final.

passaporte em curitiba
Documentos para Retirada de Passaporte

Para se manter ainda mais bem informado e evitar possíveis transtornos na hora de fazer o passaporte em Curitiba, continue acompanhando nosso artigo.

Como solicitar Passaporte Curitiba

Para quem pretende tirar o Passaporte em Curitiba, o processo adotado é o mesmo de outras regiões do país.



Veja o que você precisa fazer:

  • Comece fazendo seleção dos documentos para passaporte, separando seus documentos de identificação pessoal ou do seu filho – se for o caso.
  • Procure separar também o Comprovante Eleitoral ou Certificado de Quitação Eleitoral e o seu antigo Passaporte caso você  tenha.
  • No site da Polícia Federal, preencha o formulário de emissão do passaporte. Fique muito atento a todas as informações, para evitar erros durante esse processo. https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte
  • Em seguida, faça a emissão do Boleto  e o  pagamento.

Atualmente o valor para tirar passaporte em Curitiba assim como em outras partes do país é de R$ 257,25.

  • Após o pagamento, espere este Boleto compensar, este processo dura em média 3 dias úteis.
  • Com a guia de pagamento com o valor do passaporte compensada, volte ao site da Polícia Federal. https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/paginaInicialAgendamento.do e faça o agendamento Unidade Superintendência da Polícia Federal em Curitiba para o passaporte.
  • Vá até a unidade onde você irá fazer passaporte  no dia agendado. E procure chegar cerca de 15 minutos antes do antes do  horário marcado.

Endereço da PF em Curitiba para retirar Passaporte

Após realizar todos os procedimentos necessários, você receberá uma notificação a respeito do dia que deve ir retirar passaporte pronto.




Para retirada passaporte Curitiba, você deve se dirigir pessoalmente ao mesmo endereço onde realizou o agendamento para coleta de fotos e da biometria.

O endereço para retirar passaporte Curitiba, que fica na sede da Superintendência da Polícia Federal, é:

  • Rua: Professora Sandália Monzon nº 210, no bairro Santo Cândido – em Curitiba, Paraná.

Vale a pena ressaltar que a emissão de passaporte em Curitiba só é feita de forma presencial, pelo titular do documento.

Por isso, é importante você ficar atento  para o dia estipulado para fazer a retirada do documento.

Passaporte Curitiba – horário de atendimento da PF

O horário de atendimento padrão da sede da Superintendência da PF em Curitiba para o passaporte é de Segunda a sexta-feira, 7hs às 18:30 hs.



No entanto há casos, em épocas específicas do ano, que a Superintendência libera horários e datas estendidas para poder suprir a necessidade da emissão do passaporte.

Em geral isso acontece no período de férias, ou após um período prolongado de greves por exemplo.

Qual prazo de entrega de Passaporte em Curitiba?

O prazo de entrega ao fazer passaporte em Curitiba, assim como em outras cidades do país costuma ser de 6 dias úteis.

No entanto, de acordo com a demanda de pessoas procurando fazer a emissão e renovação do passaporte, este prazo pode variar de acordo com o período do ano.

Nesse sentido, o  próprio posto de atendimento da Polícia Federal  onde você irá tirar passaporte no Paraná, ficará responsável por informar a respeito da data aproximada, para que você possa fazer a retirada do documento na unidade da PF.

Como tirar Passaporte Italiano em Curitiba

Se você ia cidadão italiano ou possui dupla cidadania (italiana/brasileira) Um dos primeiros passos para solicitação de passaporte,  é verificar através do sistema do Consulado em Curitiba, sua situação cadastral está atualizada através do site:

  • https://conscuritiba.esteri.it/consolato_curitiba/pt/i_servizi/per_i_cittadini/anagrafe/visualizza-scheda-anagrafica

Estando com a situação regularizada o próximo passo, é separar todos os documentos.

Você pode acompanhar a lista completa dos documentos, através do site do consulado italiano em Curitiba.

  • https://conscuritiba.esteri.it/consolato_curitiba/pt/i_servizi/per_i_cittadini/passaporti

Com todos os documentos em mãos, é hora de fazer a emissão do boleto,  através do mesmo site do consulado e o pagamento da taxa consular que atualmente está no  valor passaporte  para italianos é de R$ 512.

Com todos esses procedimentos prontos, você deve fazer o agendamento no consulado para poder fazer, o recolhimento da biometria e outros dados e assim poder emitir passaporte em Curitiba.

Como estrangeiro pode tirar Passaporte em Curitiba

Em alguns casos específicos como de refugiados, asilados, pessoas que seus países não possuem representações diplomáticas ou consulares aqui no Brasil e outros.

É possível fazer a emissão do passaporte de estrangeiro através da Polícia Federal.

passaporte agendamento curitiba

Nesses casos, é preciso separar os documentos necessários para emissão passaporte Curitiba de estrangeiro.

Através do site da Polícia Federal, você  acompanha a relação completa de documentos de acordo com a condições específicas de cada estrangeiro.

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/antiga-pagina/passaporte-para-estrangeiro

O processo é bastante semelhante ao de solicitação de passaporte em Curitiba de brasileiros.

Apenas para relembrar:

Basta preencher o formulário de emissão do passaporte

  • Efetuar o pagamento da taxa, através da Guia de Recolhimento da União( GRU).
  • Agendar o atendimento presencial, na unidade da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Na Rua Professora Sandália Monzon nº 210 no bairro, Santa Cândida- em Curitiba Paraná.
  • Voltar na unidade, para fazer a retirada do documento no dia estabelecido. De Segunda a sexta-feira, 7hs às 18:30 hs.

como fazer passaporte curitiba

Passaporte Curitiba, o que não te falaram…

Se você vai tirar passaporte em Curitiba, apesar do prazo de emissão do passaporte ser relativamente curto, em média de 6 dias, há muitos casos de pessoas que tiveram uma certa dificuldade em relação ao prazo, para conseguir seus documentos.

Caso você já esteja planejando uma viagem seja de trabalho, ou de passeio, ou estudos, comece a se programar com antecedência, para evitar possíveis transtornos de atraso de recebimento do seu passaporte PR.

Fique atento qual prazo de validade do seu Passaporte!

Outro ponto importante a respeito do passaporte, é que ele não é um documento vitalício. Ele possui data de validade, que pode variar conforme o tipo de passaporte que você esteja solicitando.

Por isso, é fundamental que você fique atento ao prazo de validade do seu passaporte, pois mesmo que o seu visto esteja em dia, há muitos países que não autorizam a entrada de pessoas com passaporte prestes a vencer.

Afinal, a imigração entende que você não terá tempo hábil de requerer passaporte em Curitiba ou em outro lugar, a tempo durante a viagem.

O melhor a se fazer, sendo você brasileiro, italiano, tendo dupla cidadania ou estrangeiro é se programar sempre com antecedência.

Fazendo com que você consiga ter uma viagem tranquila e sem problemas, no que diz respeito ao passaporte.

Quer saber mais informações a respeito deste documento tão importante?

Então não deixe de acompanhar os outros artigos presentes aqui em nosso blog e acompanhe também o vídeo.