Skip to content

2 Formas fáceis de tirar o Boleto Abegás, saiba como!





Precisando do boleto Abegás? Se você é um Associado Efetivo, Participante ou Colaborador da Abegás, você deverá pagar o seu boleto Abegás mensalmente e sem falta.

Sabia que um atraso no pagamento da mensalidade superior a 90 dias acarretará a perda, automática, de todos os direitos de Associado da Abegás?

De acordo com o Estatuto Social da Abegás, as três modalidades de Associados perdem seus direitos caso haja a inadimplência das mensalidades após 90 dias sem débitos.

A restituição dos diretos só poderá ocorrer por deliberação de uma Assembleia Geral dos Associados, após justificativa e plano de quitação devidamente escritos pelo inadimplente. E, ainda, liquidação do débito em atraso acrescido de multas e juros.

Caso não ocorra a restituição dos direitos, o Associado será expulso da Abegás e, mesmo assim, será obrigado a quitar a dívida dos valores atrasados, com multas e juros.

Entre os direitos dos Associados, há a participação em eventos promovidos pela Abegás, como: trabalhos, estudos, congressos, conferências e cursos. Há cursos presenciais e de ensino a distância (online), gratuitos e pagos.




Entre os cursos oferecidos pela Abegás, há diferenciações quanto ao público alvo:

  • Apenas Associados;
  • Associados e profissionais terceirizados indicados por representantes Associados;
  • Público em geral que não seja Associado, como: técnicos, profissionais, empresas, associações com atuação e interesse na área.

Contudo, mesmo que você não seja um Associado, mas um Aluno inscrito em um Evento da Abegás que cobre a sua inscrição, você deverá compensar o boleto.

Confira 2 formas fáceis para você pagar o seu boleto Abegás, através das respostas que demos às perguntas mais frequentes:

Boleto Abegás pelo site

Abegás rj

Os Abegás Cursos são oferecidos, frequentemente, e comunicados tanto pelo site oficial da Abegás, na seção “Eventos” e “Notícias”, quanto na página de Cursos da Abegás, apenas para este fim.




Confira os eventos da Abegás nos links:

  • www.abegas.org.br/eventos
  • cursos.abegas.org.br/

Em qualquer um dos sites, quando você se inscreve em um curso pago, o boleto Abegás é gerado automaticamente.

Você deve salvar o boleto em um arquivo em seu computador ou copiar o número do código de barras, para proceder ao pagamento no banco em que você é correntista.

No entanto, se não tiver salvo esta informação, você poderá voltar a fazer o login no site e acessar o seu boleto Abegás a qualquer momento. Para isso, acesse o link: https://cursos.abegas.org.br/perfil/

Para saber quais os eventos e cursos previstos para um período próximo, ou mesmo os que já passaram, confira a seção Abegás Notícias.

Boleto Abegás por telefone





Você também pode acessar os dados de seu boleto Abegás por telefone, através do canal de comunicação da Abegás, seja você um Associado ou um aluno de um determinado curso.

Para isso, você pode telefonar para um dos dois números de telefone do canal de comunicação:

  • (21) 3970 1001;
  • (21) 3970 1008.

Os dois telefones são disponibilizados para contato pelos diferentes públicos.

Posso receber o boleto automaticamente via e-mail?




Sim, você pode receber o seu boleto Abegás via e-mail, de forma automática. Para isso, você deverá solicitar o envio do seu boleto para o seu endereço de e-mail, por duas formas:

  • Escrevendo e enviando uma mensagem para a associação através do endereço de e-mail do canal de comunicação: abegas@abegas.org.br;
  • Conversando com um atendente por meio de um telefonema, através de um dos números de telefones mencionados acima.

presidente da Abegás

O que a Abegás faz?

A Abegás – Rio de Janeiro é a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado. Esta associação é uma sociedade civil sem fins lucrativos e congrega:

  • Empresas concessionárias dos serviços de distribuição do GNV (Associadas);
  • Acionistas;
  • Empresas participantes da indústria do gás natural.

Há 30 anos, a Abegás promove:

  • O estímulo ao desenvolvimento e ampliação da oferta de gás natural em todo o país;
  • O intercâmbio e a cooperação técnica e institucional entre seus associados e outras entidades;
  • A colaboração com os governos federais e estaduais na formação de programas para o desenvolvimento da Indústria Brasileira do Gás Natural;
  • A representatividade do Brasil na IGU – Internacional Gás Union, organização internacional do setor.

A Abegás é o principal articulador entre o poder público, o mercado e a sociedade, com o propósito de difundir os benefícios e o desenvolvimento do mercado do GNV no país.

Um exemplo é a promoção da Abegás Nordeste, que difunde informações sobre os planos das distribuições de gás canalizado na região Nordeste do Brasil: investimento de R$ 1,5 bilhões em desenvolvimentos até o ano de 2025.

Se você é um Associado da Abegás, não deixe de pagar o seu boleto Abegás e continue aproveitando os direitos e benefícios da Associação de representatividade nacional e internacional.

Se você ou sua empresa ainda não for um dos Associados da Abegás, essa é a hora de considerar a possibilidade de se associar!

Como falar com a Abegás?

Você pode falar com um atendente ou colaborador da Abegás para solicitar informações, para além do simples emitir um boleto Abegás de mensalidade ou inscrição em curso.

Você pode solicitar informações sobre o desenvolvimento do setor, instruções quanto ao procedimento de associação, nomes de associados, entre outras informações.

Para isso, use o canal de comunicação da Associação, através dos números de telefones ou endereço de e-mail para o atendimento do público em geral:

  • (21) 3970 1001;
  • (21) 3970 1008;
  • abegas@abegas.org.br.

Se você é um profissional ou empresário do setor de desenvolvimento do mercado de gás natural ou de distribuição de gás natural canalizado, você pode contar com a associação à Abegás!

Não se desfaça deste seu direito! Você gostou desse artigo? Comente. Compartilhe com os amigos.

E, não deixe de conferir esse vídeo: