Skip to content

Atendimento Exclusivo – Policia Federal Passaporte





Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre Polícia Federal Passaporte. 

Tirar o passaporte é o primeiro passo para quem pretende viajar para fora do Brasil (exceto em viagens para dentro do Mercosul, onde o documento não é exigido).

O que muita gente não sabe é que os passaportes brasileiros são emitidos pela Polícia Federal.

A Polícia Federal é o setor que controla todos os procedimentos relativos às solicitações, emissões e retiradas de passaportes em todo o território nacional.




Emitir passaporte Polícia Federal é um procedimento simples, mas é preciso ficar atento a algumas questões importantes para evitar qualquer situação indesejada.

Pensando nisso, neste artigo trataremos de todos os assuntos pertinentes ao Polícia Federal passaporte. 

Aqui você vai ficar sabendo em detalhes como tirar passaporte Polícia Federal, desde os documentos para tirar passaporte Polícia Federal até como funciona a renovação de passaporte Polícia Federal. 

Além disso, você vai conferir informações sobre postos da Polícia Federal passaporte, horários de atendimento e site da Polícia Federal passaporte. 

Polícia Federal Passaporte, Como Funciona

policia federal renovar passaporte
Atendimento Exclusivo – Policia Federal Passaporte

O procedimento para Polícia Federal emissão de passaporte é feito de forma bem simples e rápida pela internet, através do site da Polícia Federal. Basta seguir as orientações abaixo.

Polícia Federal solicitação de passaporte em quatro passos fáceis:

  1. A primeira coisa a se fazer é preencher um formulário de solicitação de passaporte Polícia Federal no site. Você encontra o formulário neste endereço:

https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte;

  1. Ao final do processo, é gerada uma GRU (Guia de Recolhimento da União) que deve ser paga em qualquer casa lotérica, banco ou Correios;
  2. Após a compensação do pagamento, que ocorre em até 3 dias úteis, você deve agendar um atendimento no posto mais próximo de você, também pelo site da Polícia Federal passaporte. Para acessar a página do agendamento, copie e cole no seu navegador este endereço: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/paginaInicialAgendamento.do;
  3. Depois, basta comparecer na data marcada levando os documentos solicitados para dar entrada na emissão passaporte Polícia Federal.

Feito isso, é só aguardar até 6 dias úteis e ir buscar o seu passaporte Polícia Federal. E boa viagem!

Mas, antes disso, lembre-se de algumas pequenas dicas que podem ter grande valor para evitar qualquer contratempo quando for emitir ou retirar seu passaporte na Polícia Federal:

  • Faça uma lista com os documentos exigidos e verifique se está realmente levando todos (mais abaixo ensinaremos como gerar uma lista de documentos necessários para cada caso específico de emissão de passaporte). Esquecer a documentação pode fazer você perder o atendimento e atrasar todo o processo do seu passaporte;
  • Chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário marcado;
  • Atenção às roupas: Não é preciso ser muito formal, mas lembre-se que não é permitido entrar na Polícia Federal de short, bermuda ou chinelo;
  • Além da documentação, não se esqueça de levar o seu comprovante de pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União). 

Como Renovar Passaporte Na Polícia Federal

Mas, e quando o documento expira, como renovar passaporte Polícia Federal?




Essa é uma dúvida muito comum, mas a Polícia Federal esclarece que não há “renovação” do passaporte e sim a emissão de um novo documento.

Ou seja, a questão da Polícia Federal renovação passaporte é um equívoco, pois o procedimento quando o documento expira é o mesmo daquele que para a primeira solicitação de passaporte Polícia Federal.

Site Da Polícia Federal Para Informação Passaporte

No site Polícia Federal passaporte você encontra todas as informações necessárias sobre a emissão de passaporte brasileiro, tais como os documentos passaporte Polícia Federal e os formulários online para solicitar passaporte Polícia Federal.




Adicionalmente, você também encontra diversas orientações de como deve proceder nos mais diversos assuntos e processos de Polícia Federal passaporte.

Acesse a página da Polícia Federal com todas as informações sobre o passaporte neste endereço:

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/ola#portal-column-content

Postos Da PF Para Tirar Passaporte Em SP

São vários os postos de atendimento para tirar passaporte em SP. Abaixo você pode conferir a lista completa.



Mas, não se esqueça: Antes de comparecer em um posto, você precisa preencher o formulário de solicitação de passaporte, pagar a GRU (guia de Recolhimento da União) e depois agendar seu atendimento, conforme os procedimentos que orientamos anteriormente.

Só então você comparece no posto que você escolheu na data e hora marcada para Polícia Federal emissão passaporte.

Confira agora o endereço de todos os postos de passaporte Polícia Federal SP. E não se esqueça de conferir também os horários de atendimento dos postos logo abaixo.

  • NUPAS/DELEMIG/DREX/SR/PF/SP – R. Hugo D’Antola, 95 – Água Branca – São Paulo – SP
  • PEP Shopping D – Av. Cruzeiro do Sul, 1100 – Canindé – São Paulo – SP
  • PEP Shopping Ibirapuera – Av. Ibirapuera, 3103 – Indianópolis – São Paulo – SP
  • PEP Shopping Mooca – Rua Cap. Pacheco e Chaves, 313 – Loja 2112 – Mooca – SP
  • Francisco Matarazzo, s/n – Água Branca – São Paulo

Horário Atendimento da Polícia Federal Passaporte

Quando vamos levar a documentação e fazer as fotos para dar entrada na emissão do passaporte Polícia Federal, a data e horário são agendados pelo sistema.

Nesse caso, a pessoa deve apenas comparecer na data e hora marcados. Mas, para quem vai retirar passaporte Polícia Federal, é importante ficar antenado nos horários de atendimento.

Na maioria dos postos, o horário Polícia Federal passaporte para atendimento é de 10h às 17h30 para solicitações e de 10hàs 17h para retiradas.

Mas há exceções, como é o caso do posto NUPAS/DELEMIG/DREX/SR/PF/SP, que atende de 7h10 às 17h30 para solicitações e de 8h às 17h30 para retirada de documentos.

Para não correr riscos, antes de comparecer, consulte o horário do posto onde você vai retirar o seu documento.

E não se esqueça de conferir a lista de documentos exigidos para a emissão do seu passaporte, conforme o procedimento que vamos ensinar abaixo.

policia federal renovação de passaporte

Polícia Federal Passaporte: Documentos exigidos

Os documentos passaporte Polícia Federal exigidos variam de acordo com características da pessoa que está solicitando o passaporte, tais como sexo, idade, nacionalidade, entre outros.

Por isso, a Polícia Federal disponibiliza no seu site um questionário para identificar essas características e assim saber os documentos necessários em cada caso.

Depois de preencher o questionário, será gerada a lista de documentos necessários para você.

Fácil, não é?

O questionário está disponível neste endereço (copie e cole no seu navegador):

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/iniciar-solicitacao/ciente#portal-column-content

Passaporte Dupla Nacionalidade Na Polícia Federal

Não há no Brasil qualquer impedimento quanto ao uso de passaporte emitido em outros países.

Mas, em caso de brasileiro com dupla nacionalidade, a Polícia Federal sugere que seja apresentado também o passaporte brasileiro ou outro documento que comprove a nacionalidade brasileira quando for entrar e sair do país.

Isso porque, comprovada a condição de “brasileiro(a) com dupla nacionalidade”, diversas restrições que são impostas aos estrangeiros deixam de ser aplicadas no Brasil.

Mas, também é preciso que o brasileiro com dupla nacionalidade fique atento a algumas questões importantes, vejamos abaixo.

Essas são algumas das questões importantes que você deverá ficar atento, como a possibilidade de ser convocado a se alistar no serviço militar obrigatório do seu “outro” país.

Além disso, ele deve estar ciente que, por ser nacional daquele país, ele está sujeito a aplicação de todas as leis do mesmo, incluindo tributações.

Veja maiores informações sobre a questão da dupla nacionalidade neste endereço:

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/scripts-de-atendimento-passaporte/1-7-duvidas-sobre-uso-de-passaporte-estrangeiro-para-brasileiros-com-dupla-nacionalidade.