Skip to content

Consultar Passaporte Nunca Foi Tão Fácil!





Emitir um parecer sobre o passaporte ficou mais simples e descomplicado. Saiba agora como consultar passaporte.

Consultar passaporte é uma atividade indispensável para quem deseja viajar para os países estrangeiros, pois a documentação é obrigatória. Essa identificação comprova que o cidadão encontra-se em situação positiva para efetuar o cruzamento da fronteira.

Existem casos em que somente o passaporte não valida a entrada em uma nação, para isso funciona o sistema de visto. Já alguns países, que possuem parceria com o Brasil, liberam a entrada somente com essa carteira de identidade internacional.

No entanto, existe um burocrático processo para a realização do pedido, liberação e retirada. Esses demandam a consulta passaporte online. Agora, ela pode ser realizada pela internet, por meio de um trâmite muito simples, bem diferente do processo presencial de antigamente.




Consultar atendimento passaporte garante o andamento do pedido e todas as etapas que foram executadas. Com ela, é possível contabilizar o período restante e a data para a retirada do documento. Veja como ocorre essa conferência:

É Possível Consultar Passaporte?

Consultar Passaporte Ativo
Consultar Passaporte Ativo

Esse é uma das principais dúvidas de quem está no processo para a retirada dessa documentação. Sim, o passaporte pode ser consultado e com muita facilidade. Não é mais necessário comparecer a uma agência ou telefonar. O sistema é todo virtual e facilitou a vida dos viajantes. 

Onde posso consultar Passaporte?

É possível consultar passaporte sem sair de casa, esse processo tomou o lugar dos atendimentos presenciais e das incansáveis ligações telefônica. Anos atrás as filas na Polícia Federal eram enormes e assustavam quem pensava em retirar a documentação.




Agora, em alguns minutos as etapas de conclusão podem ser visualizadas na tela do computador ou até mesmo do celular. Basta que o indivíduo possua uma conexão com a internet e os dados que são obrigatórios para consultar passaporte brasileiro.

O passaporte funciona como um RG (Registro Nacional), mas é válido em todos os países do mundo. Ele comprova a situação regular de uma determinada pessoa e garante que a sua troca de país está regulamentada.

Para que o cidadão faça a solicitação, para a confecção desse documento, é crucial estar em dia com as suas obrigações. 

Isso quer dizer que seu CPF e Título de Eleitor devem estar legais e validos, além disso não pode estar em dívida com a lei. Caso exista irregularidades ele não poderá ser emitido.

Consultar Passaporte é necessário?

Só preciso consultar passaporte quem deseja viajar entre países, já que ele não é necessário no trânsito entre os estados brasileiros. Essa documentação é crucial para adentrar uma fronteira, mas deve ser solicitada por meio de um burocrático processo.




Todas as pessoas que querem visitar um novo país devem solicitar o passaporte, junto as agências da Polícia Federal. 

O órgão controla todos os trâmites que envolvem esse registro. Caso seja necessário o visto, para os países que não são parceiros do Brasil, será necessário o comparecimento nas embaixadas.

O controle das etapas de solicitação podem ser realizados pela internet, onde basta apenas possuir um acesso à internet e um computador, ou celular. A emissão demanda uma série de passos e todos eles podem ser acompanhados durante a consulta passaporte emissão.

Apesar de ser uma atividade simples, ela demanda atenção e uma rígida conferência de documentos, pois assim garante que o cidadão não se encontra em débitos com suas obrigatoriedades ou em dívida com a lei brasileira.

O acesso para consultar passaporte é realizado no site da Polícia Federal, onde alguns dados são requeridos e em instantes o resultado aparece para o usuário. O portal é seguro e não oferece riscos, como o acesso as informações nele presentes.

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/iniciar-solicitacao/ciente#portal-column-content

A Consulta de Passaporte é gratuita?

Uma das maiores preocupações para quem procura retirar o passaporte, é o valor que deverá ser investido. O documento requer o pagamento de taxas, essas dependem da situação do passaporte.



Para a renovação, por exemplo, o valor é diferente. Já para o pedido de primeira via é necessário contribuir com o valor de R$ 257,25. Além disso, as fotos e outros requerimentos podem ter um custo adicional.

Durante todo o trâmite de acompanhamento, o cidadão pode consultar passaporte pela internet. Esse procedimento não é pago, caso o site peça o pagamento de um valor esse está cometendo um crime.

É necessário acessar apenas o portal da Polícia Federal, esse é o único site válido para a consultar passaporte. Logo, esse acesso não gera custos adicionais e é totalmente gratuito. Além disso, consultar se passaporte ficou pronto ou consultar passaporte emitido ficou muito simples.

Consultar Passaporte pelo CPF

Existem alguns passos para realizar o pedido e assim consultar passaporte. Confira as etapas obrigatórias:

1 – Agrupar documentos: Todos os documentos devem ser originais, pois o órgão não aceita cópias e cópias autenticadas.

– CPF;

– RG;

– CNH;

– Carteira de Trabalho;

– Certidão de Casamento (quando houver necessidade);

– Certificado de Naturalização (para naturalizados).

No caso de renovação é imprescindível levar o documento anterior, ou uma taxa extra é cobrada;

2 – Preenchimento do formulário: O formulário deve ser preenchido com os dados do solicitante e gera um boleto de pagamento, após a finalização;

3 – Pagamento: O solicitante deve pagar o boleto gerado para depois prosseguir para as próximas etapas;

4 – Agendar atendimento: Que é feito nas agências da Polícia Federal;

5 – Atendimento presencial: O indivíduo deve comparecer munido de todos os documentos, fotos e formulário;

6 – Consultar passaporte: A consulta de passaporte através do CPF, é feita pelo site, sempre gratuitamente, com a utilização do número do documento. Ela indica as datas e processos para a liberação do documento;

7 – Retirada: O processo de retirada é simples, mas deve ser feito presencialmente e pelo próprio solicitante.

Consultar Passaporte pela Internet

Realizado o pedido, é necessário aguardar a análise e a confecção do passaporte, pois as passagens só podem ser compradas após a retirada do documento. No entanto, as dúvidas sobre as datas e andamento são frequentes.

Para que isso ocorra com tranquilidade e sem a necessidade de sair casa, basta acessar o site da Polícia Federal e consultar passaporte. Pelo portal também é possível verificar a situação atual de um passaporte antigo.

Para consultar passaporte ativo basta entrar no site, preencher com os dados solicitados e verificar as condições de registro. É possível saber a data de validade e outras informações pertinentes ao passaporte.

Outro bônus de consultar passaporte pela internet é que esse acesso é inteiramente gratuito e pode ser realizado quantas vezes forem necessárias. Ela simplifica o planejamento de uma viagem e reduz as idas ao órgão emissor.

Tem telefone para consultar Passaporte?

A Polícia Federal criou um novo sistema inteligente, onde os serviços presenciais foram reduzidos para o uso constante da internet. Por isso, muitos de seus trabalhos só podem ser realizados online, assim como consultar passaporte.

Antes, a atividade poderia ser realizada por telefone, em ligações que duravam uma eternidade, ou de maneira presencial, depois de enfrentar imensas filas. Agora, somente é possível consultar passaporte Brasil pelo site.

No site da PF é possível encontrar campos para preencher com o número do CPF, da solicitação e data de nascimento, depois basta aguardar alguns instantes para as informações surgirem na tela. Essa nova modalidade descomplicou esse trabalho e reduziu as filas nas agências.

Para os que não possuem acesso à internet ou tem alguma dificuldade, é necessário pedir para um parente ou terceiro auxiliar para consultar passaporte

No entanto, é totalmente desaconselhável pedir ajuda de estranhos, já que dados documentais fazem parte do processo.

Como consultar Passaporte na Polícia Federal?

Não existe mais uma maneira presencial para consultar passaporte na Polícia Federal. Agora, a instituição criou um portal onde os serviços podem ser realizados online, sem sair de casa e em instantes.

O site do órgão disponibiliza informações sobre as etapas da solicitação de passaporte, para isso basta informar a data de nascimento, número do protocolo de solicitação e número do CPF.

Em instantes os dados surgem na tela, basta apenas utilizar um computador, tablet ou celular, e uma conexão com a internet. Esse suporte virtual substituiu as ligações telefônicas e o atendimento na agência.

Somente deve comparecer a sede da Polícia Federal os interessados em entrega documentação, sempre munidos com agendamento prévio, e para a retirada do passaporte pronto.

Consultar Atendimento Passaporte

Consultar validade do Passaporte é possível?

Os passaportes ativos, emitidos a anos, podem passar pela consulta a passaporte. Basta que o usuário coloque os dados solicitados no site da Polícia Federal, pois esse é o único portal seguro para realizar o serviço de consultar passaporte valido

Pelo site é possível ver se o passaporte está com problema, a sua validade e outras informações. Caso a data esteja próxima, alguns países podem dificultar a entrada, mesmo com um visto válido.

É fundamental ficar atendo a validade, os viajantes mais experientes aconselham renovar o passaporte 6 meses antes do vencimento, isso evita problemas futuros. Consultar o passaporte é essencial!

Consultando a chegada do seu Passaporte, veja!

É muito simples consultar passaporte. Assim é possível saber se ele já ficou pronto e pode ser retirado. Vale lembrar, que a retirada deve ser realizada pelo solicitante, não são aceitos terceiros ou procurações. Veja:

– Acesse o site da Polícia Federal:

https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/consultarSituacaoSolicitacao.do?dispatcher=exibirConsultaSituacaoSolicitacao

– Preencha os campos com o número do CPF, número da solicitação e data de nascimento;

– Aguarde instantes e veja se a documentação encontra-se pronta para a retirada.

Depois basta comparecer na agência e realizar a retirada. Entenda melhor como funciona esse processo: