Skip to content

Passaporte Belo Horizonte sem Complicações!





Conheça todos os detalhes de como tirar o seu passaporte BH.

Para quem pensa em viajar para o exterior, seja para trabalhar, fazer intercâmbio ou mesmo turismo, o passaporte é um documento indispensável (exceto dentro do Mercosul).

Apesar disso, é muito comum do brasileiro deixar para resolver as questões do passaporte quando já está praticamente fazendo as malas.

Aí começa aquela correria desesperada para garantir toda a documentação antes do dia da viagem. Quem nunca passou por essa situação?




Pensando nisso, fizemos este artigo para facilitar a vida dos viajantes de plantão que partem de Belo Horizonte com destino ao exterior.

Falaremos sobre o passaporte BH, mas as dicas gerais que vamos passar também valem para os moradores de qualquer cidade do país, pois os procedimentos de passaporte são semelhantes em todo Brasil.

Aqui vamos detalhar o passo-a-passo para tirar passaporte em BH, além de informações como endereço para tirar passaporte em BH, telefone Polícia Federal passaporte BH, prazo para tirar passaporte em BH, entre outras dicas importantes para você não perder a viagem.

Confira!

Como Solicitar Passaporte BH

renovar passaporte bh
Passaporte BH sem Complicações!

Na hora de fazer a emissão de passaporte BH, é comum não saber nem por onde começar. Mas fique tranquilo que o processo é bem fácil.

Antes de tudo, é importante esclarecer a questão da renovação de passaporte brasileiro em BH.

A Polícia Federal informa que não existe “renovação” de passaporte. Ou seja, ao expirar um passaporte é necessário entrar com o procedimento para a emissão de um novo documento, conforme orientaremos abaixo.

O primeiro passo de como tirar passaporte em BH é acessar a página de solicitação de passaporte no site da Polícia Federal.

Para isso, basta copiar e colar este endereço no seu navegador:

https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte

A partir daí, é só preencher o formulário e prosseguir com os passos que são orientados pelo site para fazer a solicitação de passaporte BH.

Todo o processo é bem simples e dinâmico, mas você precisa ter em mãos diversos documentos pessoais.

No final, será gerada uma GRU (Guia de Recolhimento da União), que você deve pagar em qualquer banco, casa lotérica ou Correios.

Após realizar o pagamento, a compensação é feita em até 3 dias. Passado esse prazo, você deve agendar um atendimento na Polícia Federal BH passaporte num posto próximo de você.

O agendamento é feito através deste endereço:

https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/paginaInicialAgendamento.do

São dois postos da Polícia Federal em Belo Horizonte para agendar o passaporte BH, um na Praça Sete e outro no bairro Anchieta.

Você pode conferir os endereços nos tópicos abaixo.

Endereço Da PF Em BH Para Retirar Passaporte

Como dissemos, em Belo Horizonte existem dois postos da Policia Federal para emissão de passaporte em BH.




Confira abaixo os endereços, que também valem para a retirada de passaporte em BH:

  • Posto de Emissão de Passaportes (PEP) UAI Praça Sete: Av. Amazonas, 478 – Centro – Belo Horizonte – MG
  • Posto de Emissão de Passaportes (PEP) Anchieta Garden Shopping: R. Francisco Deslandes, 900 – Anchieta – Belo Horizonte – MG

Agora que você já sabe onde tirar passaporte em BH, conheça abaixo os horários de atendimento dos postos da Polícia Federal para tirar passaporte BH. 

Passaporte BH – Horário De Atendimento Da PF

No PEP do Uai Praça Sete, o atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30. Aos sábados, de 8h às 13h30.




Já no PEP do Anchieta Garden Shopping, o atendimento é de segunda à sexta, das 7h às 19h.

Mas não se esqueça: É preciso agendar o atendimento no site da Polícia Federal, conforme o procedimento que ensinamos, para ser atendido e solicitar passaporte em BH.

Qual Prazo De Entrega De Passaporte Em BH?

Uma das dúvidas mais comuns, principalmente naqueles casos de quem faz o passaporte em cima da hora da viagem, é sobre o prazo para a liberação do documento.

A Polícia Federal estipula um prazo de seis dias úteis para o passaporte BH ficar pronto, mas recomenda em seu site que a pessoa confirme o prazo durante o atendimento presencial no posto para o caso de alguma eventualidade.

Apesar dessa ressalva, na maioria dos casos o documento fica liberado para a pessoa dentro desses seis dias úteis sem problemas.

Portanto, se você fez tudo direitinho, não precisa se preocupar: Sua viagem está salva!

Confira abaixo os números de telefone Polícia Federal BH passaporte para tirar qualquer dúvida ou fazer consultas sobre o seu passaporte BH.


Telefone Da PF Em BH Para Dúvidas De Passaporte

Conforme explicamos, o processo de emitir passaporte BH começa com o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte no site da Polícia Federal e pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União).

Depois disso, é feito o agendamento online e só então a pessoa comparece em um dos locais para tirar passaporte em BH que informamos nos tópicos anteriores.

Ou seja, praticamente todo o procedimento é feito online. Apenas na hora de entregar os documentos e retirar o passaporte BH é que a pessoa deve comparecer no posto da Polícia Federal.

Mas, se você deseja tirar alguma dúvida ou consultar o status do processo de emissão do seu passaporte BH por telefone, basta ligar para o número abaixo:

  • Polícia Federal passaporte BH telefone: 31 2517-9900

O atendimento é de segunda a sexta, de 8h às 18h.

 

renovar passaporte em bh

Como Estrangeiro Pode Tirar Passaporte Em BH

A Polícia Federal dispõe do serviço para emissão de passaporte BH para estrangeiros que, por alguma razão, estão no país sem o documento.

Em seu site, a PF especifica todos os casos em que isso é permitido e quais as documentações necessárias em cada caso.

Você pode conferir todas essas informações neste endereço:

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/antiga-pagina/passaporte-para-estrangeiro

Após conferir se você se enquadra dentro de uma das categorias em que a Polícia Federal permite a emissão de passaporte para estrangeiros, o processo é bem semelhante àquele que usamos para emitir o passaporte comum.

Basta seguir os passos abaixo.

  • Preencha o formulário de solicitação de passaporte para estrangeiro no site da Polícia Federal. O formulário está disponível neste endereço: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte;
  • Pague a GRU gerada ao final do processo e aguarde a compensação do pagamento (até 3 dias);
  • Agende o seu atendimento num posto da Polícia federal mais próximo de você através deste endereço: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/paginaInicialAgendamento.do;
  • Compareça no posto da PF que você escolheu na data e hora marcada, munido com toda a documentação exigida.

Pronto!

Depois basta comparecer para retirar o documento quando estiver pronto.

Você pode consultar andamento da sua solicitação através deste endereço:

https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/consultarSituacaoSolicitacao.do?dispatcher=exibirConsultaSituacaoSolicitacao 

Passaporte BH, dicas importantes…

Reunimos abaixo as principais dicas para você tirar seu passaporte sem quaisquer transtornos.

São pequenos detalhes que podem evitar uma grande dor de cabeça:

  • Verifique se está levando toda a documentação necessária quando comparecer ao atendimento presencial após fazer a marcação pelo site;
  • Chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário marcado;
  • Fique atento às roupas. Você não precisa se arrumar como quem vai para uma ocasião muito formal, mas lembre-se que na Polícia Federal não é permitido entrar de bermuda, short ou chinelo;
  • Não se esqueça de levar o seu comprovante de pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União).

Agora você já sabe tudo sobre o passaporte BH. Seguindo as dicas e ficando atento às informações deste artigo você não corre o risco de perder a viagem!