Skip to content

O Fim do Mito Sobre Tirar Passaporte no Rio de Janeiro





Fique por dentro das dicas de como tirar passaporte RJ. Todo meio de ano final de ano é sempre igual.  É aquela corrida para poder resolver todos os documentos necessários para poder fazer aquela viagem.

Mas se você está planejando ir para fora do país, o  Passaporte é um dos documentos indispensáveis,  juntamente com visto em alguns casos,  para poder entrar em outro país.

Com as mudanças que ocorreram nos últimos anos, nem sempre é fácil saber o que é necessário para fazer a emissão de passaporte  de forma rápida e eficaz.

Por isso neste artigo, listamos as principais informações que você precisa saber agora para poder solicitar Passaporte RJ, ainda este ano.




Desde quais os procedimentos necessários para poder fazer a emissão do documento, qual o local onde tirar passaporte que você precisa ir para poder fazer o processo presencial do serviço. E até mesmo quando você conseguirá ter o seu tão desejado passaporte em mãos.

Confira!

passaporte rj
O Fim do Mito Sobre Tirar Passaporte RJ

Vale a pena continuar acompanhando este artigo,  para que você consiga saber como tirar o passaporte RJ de maneira simples.

Como tirar Passaporte RJ

Para tirar o passaporte no Rio de Janeiro pela primeira vez, ou apenas para fazer a renovação o processo é bastante semelhante. E para facilitar, o ideal e você começar separando todos os documentos necessários para emissão passaporte.




Como seu documento de identificação, comprovação Eleitoral  e o Passaporte no  anterior,  caso você já tenho.

Feito isso, você deve acessar o site da Polícia Federal na seção Passaporte e preencher o formulário para emissão do seu passaporte.

  • (https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte)

Esse processo é relativamente rápido e logo após preencher o formulário de passaporte RJ, você deverá fazer a emissão e o recolhimento da guia de pagamento do documento, o valor atualmente é de R$ 257,25.

O próximo passo também é bem simples.

Depois que o valor foi compensado você deve fazer o agendamento para comparecer pessoalmente em um dos postos para tirar passaporte na Polícia Federal no Rio de Janeiro, onde será requerida a coleta da biometria e a foto.

Endereço da PF no RJ para tirar Passaporte

Existem basicamente 3 postos da Polícia Federal para tirar Passaporte RJ,  e você  pode escolher aquele que melhor se enquadra nas suas necessidades.


    • PEP Na Barra da Tijuca – Fica localizado no Shopping Via Parque na Avenida Ayrton Senna, 3000 – Loja 2118, 2° piso.
    • PEP Em Botafogo – Fica localizado Shopping Rio Sul, na rua Lauro Muller, nº 116 -G3
    • PEP Leblon-  Fica localizado no Shopping Leblon, na Avenida Afrânio de Melo Franco.

    É importante ressaltar que o atendimento de passaporte na Polícia Federal RJ, só poderá ser feito mediante agendamento prévio.

    Após escolher o posto de atendimento da PF  e fazer o seu agendamento,  você de com  comparecer na unidade no dia e hora agendados onde tirar passaporte no RJ, para  da andar de  emissão do seu documento.

    Horário de atendimento da PF RJ para Passaporte

    O horário de atendimento da unidade para tirar passaporte RJ na Polícia Federal, é das 10hs às 21 hs.

    A retirada do documento deve ser feita no mesmo local onde você iniciou o processo de emissão e solicitação de passaporte RJ.

    E o horário de funcionamento caso você queira retirada documento,  é das 12hs até às 19hs.

    reagendar passaporte rj

    Requisitos necessários para tirar Passaporte no RJ

    Para Emitir Passaporte RJ, assim como em outros locais do país, é necessário seguir o processo de emissão do documento a risca.



    Ter todos os documentos necessários para tirar passaporte RJ, fazer o preenchimento correto do formulário de emissão de passaporte Polícia Federal RJ.

    Chegar à unidade de atendimento da PF no dia e horário agendados.  Para que dessa forma, você possa fazer passaporte no RJ, sem maiores transtornos.

    Como estrangeiro pode tirar Passaporte no RJ

    Se você estrangeiro e pretende tirar passaporte no RJ, o procedimento é bastante semelhante ao de como se tira passaporte no RJ de brasileiros,  mas  pode variar  de acordo com a sua situação no país, por exemplo:

    Caso você seja Cidadão ou tenha Dupla Nacionalidade:

    De países que possuem Consulado no país, você deve realizar o procedimento para requerer passaporte RJ, através do sistema do consulado desse determinado país. (consulado italiano, consulado alemão, entre outros)

    Já caso você seja um Refugiado:


    Ou seu país não possui representação diplomática aqui no pais. Então você pode realizar o procedimento através do sistema da Polícia Federal RJ para passaporte.

    Tirar Passaporte RJ, o que não te falaram…

    Ter o passaporte em mãos de forma rápida é o desejo de muitas pessoas.

    Mas para evitar problemas para tirar passaporte, é fundamental você ser paciente, muitas vezes.

    Evite atalhos ou serviços fáceis, que dizem que você pode fazer a  retirada de passaporte, por menos tempo do que o estipulado pela PF.

    Siga as nossas dicas e instruções da Polícia federal para uma viagem mais tranquila.

    Veja mais informações nosso blog e acompanhe também o vídeo: