Pular para o conteúdo

Jovem Aprendiz CIEE: Tire Suas Dúvidas!

O jovem aprendiz CIEE é um programa conduzido também pelo Governo que veio a partir da lei da aprendizagem. Muitas pessoas tem dúvida de como funciona o jovem aprendiz CIEE e se você é uma destas pessoas com certeza encontrou o conteúdo correto.

O CIEE é um órgão que oferecer vagas de menor aprendiz em parceria com empresas de grande e médio porte e além disso oferece conhecimento teórico e capacitação aos candidatos.

As vagas nas empresas são muito boas e sempre cumprem o que promete. O candidato tem os direitos trabalhistas fundamentais e ainda participa de vários outros bônus que a empresa tem, como qualquer outro funcionário.

Em virtude de informar melhor você sobre este assunto, resolvemos criar este artigo para que você tire suas dúvidas e ao final dele esteja apto a fazer o cadastro e concorrer a uma vaga.

Para te auxiliar ainda mais, veja abaixo os tópicos que serão abordados ao longo do texto:

O que é Jovem Aprendiz CIEE?

O CIEE possui parceria com a Fundação Roberto Marinho, onde ambas oferecem o Programa Aprendiz Legal. O jovem aprendiz  oferta oportunidades de conhecimentos teóricos assim como materiais didáticos, metodologia pedagógica além de cursos profissionalizantes.

O principal objetivo do cadastro  tem a ver com a formação e capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Ou seja, garantir a primeira oportunidade para que depois eles possam caminhar com as próprias pernas.

Portanto, se você é jovem e quer tentar uma vaga de menor aprendiz tenha certeza que é um passo certamente importante para sua carreira. Além, disso grande parte das empresas que participam do programa em conjunto com o CIEE são empresas de grande porte, renomadas e de marcas muito conhecidas, o que agrega ainda mais no seu currículo.

Voce pode  também fazer o desligamento do programa depois de participar e ter sua oportunidade chance para outras pessoas. O principal desafio do programa é formar jovens e trazê-los para dentro da escola e das empresas.

Veremos ao longo do texto que uma das principais regras do programa é que o candidato deve estar frequentando a escola. Sendo assim, além de incentivar os estudos o aluno passa a conquistar sua independência financeira e assim,  acabar desenvolvendo suas habilidades para o trabalho.

As empresas também são ligadas nas oportunidades e veem em um jovem aprendiz CIEE a chance de novos ares para a organização. Se você deseja tornar-se um menor aprendiz, saiba que só tem a ganhar com o programa, em todos os sentidos.

Como faço para me inscrever no Jovem Aprendiz CIEE?

Você é estudante e se preocupa com o seu futuro? Está pensando em como vai ingressar no mercado de trabalho?

Então, deve se cadastrar no programa jovem aprendiz CIEE. Vamos ver como é fácil!

  1. Em primeiro lugar você deve acessar o portal CIEE em www.ciee.org.br/portal/acesso.asp
  2. Em seguida deve escolher a sua localização, ou seja, a região onde você mora.
  3. Agora é hora de preencher o seu cadastro por completo, com todas as informações que serão solicitadas como dados pessoas, escolares e algumas experiências. Seja verdade e tenha atenção ao preencher.
  4. Por fim, seu cadastro de jovem aprendiz CIEE online estará completo e você deverá então dirigir-se até o CIEE mais próximo (que será informado no cadastro) e validar tudo que você fez.
  5. Pronto, seu cadastro está efetuado com sucesso.

Uma informação complementar muito importante é que você fique atento ao quadro de vagas.

Quando encontrar alguma que é do seu interesse, anote o código da vaga e dirija-se ao CIEE mais próxima para retirar um encaminhamento de entrevista.

Agora você já sabe como se inscrever no jovem aprendiz CIEE, continue lendo para checar os benefícios e requisitos, assim como os salários.

Quanto Ganha um Jovem Aprendiz?

O salário de um Jovem Aprendiz CIEE não é fixo para todos os tipos de empresas.

Ou seja, ele é baseado de acordo com a empresa e a vaga escolhida assim como na quantidade de horas trabalhadas.

Basicamente o preço base é de R$ 3,58 por hora trabalhada. Mas, como dito anteriormente, pode variar de empresa para empresa.

De maneira geral as empresas cumprem a carga horária de 6 horas ao dia, para que desta forma o candidato não sofra nenhuma interferência nos estudos.

As empresas geralmente na entrevista cedem ao candidato a tabela de valores e horários e vai de cada um encaixar na sua rotina diária esta grande oportunidade.

Entretanto existem sempre algumas exceções. Quem for escolhido como jovem aprendiz CIEE da Caixa Econômica, por exemplo, pode receber até um salário mínimo e meio.

Requisitos e Benefícios de um Jovem Aprendiz

Com tudo que aprendemos até agora sobre o jovem aprendiz CIEE é hora de sabermos também o que é necessário para ingressar em uma vaga assim como quais os benefícios que existem.

Primeiramente, saiba que os requisitos são fáceis, mas devem ser terminantemente cumpridos. Veja abaixo quais são:

  • Possuir idade entre 14 e 24 anos
  • Ser estudante e manter a frequência escolar devida
  • Estar estudando ou ter concluído o Ensino Fundamental ou Ensino Médio
  • Ter disponibilidade comprovada de cumprir de 4 a 6 horas de trabalho por dia.

Todavia, é importante ressaltar que candidatos de baixa renda tem prioridade em grande parte dos processos, para que desta forma possa ajudar sua família a ter um futuro melhor.

Assim como é fundamental cumprir as regras de cadastro, o jovem aprendiz CIEE também tem diversos benefícios caso venha a ser escolhido por alguma empresa.

Vamos listar abaixo quais os principais deles, visando que muitas empresas possuem também benefícios próprios. Veja:

  • Salário mínimo ou compatível com a carga horária
  • FGTS, apesar de que menor aprendiz do CIEE não tem direito a seguro desemprego
  • Férias remuneradas em conjunto com as férias escolares
  • Vale-transporte
  • Duração de 24 meses de contrato.

Além disso, para o jovem aprendiz CIEE são ofertados diversos cursos de capacitação e servem exclusivamente para capacitação profissional.

Temos alguns exemplos dos mais procurados, veja abaixo:

  • Auxiliar De Alimentação
  • Auxiliar Administrativo
  • Comércio
  • Logística;
  • Informática
  • Arco bancário
  • Auxiliar de produção

As vagas de jovem aprendiz CIEE 2021 estão abertas e se você ainda não é inscrito no programa chegou a hora. Aproveite e não deixe a oportunidade passar!

Como me desligar do Programa Jovem Aprendiz?

Esta pergunta é muito interessante, gera muitas dúvidas e tem duas maneiras de entender. Aqui, vamos explicar as duas formas: como se desligar e como você pode ser desligado.

Em primeiro lugar vamos entender como é possível que exista a demissão de um jovem aprendiz CIEE. Sim, porque isto é possível.

Um dos primeiros motivos é quando a empresa passar a não fazer mais parte do banco de dados do CIEE e não quer mais participar do programa. Caso não queira ou não possa fazer a contratação oficial, o jovem é demitido.

Todavia, o jovem aprendiz CIEE também pode deixar a desejar em inúmeras partes como:

  • Não cumprir os horários da empresa de forma correta
  • Atividades ilícitas dentro ou fora da empresa
  • Descumprir regras da empresa
  • Tratar mal os colegas de trabalho
  • Não seguir as regras de seus superiores
  • “Matar” trabalho ao invés de se dedicar
  • Dentre outras.

Estes e outros motivos devem ser evidenciados porque o jovem ganha uma incrível oportunidade e não pode deixar passar por bobagens, certo?

O outro motivo de cancelamento de cadastro é quando o próprio jovem quer se desligar e sair do banco de dados de órgão.

A forma mais básica de cancelar a inscrição é dirigindo-se até uma das agências de atendimento do CIEE mais perto de você, explicar os motivos dos quais você quer sair do órgão e solicitar a exclusão do seu nome.

O melhor a se fazer é pedir ao atendente para que seu cadastro não esteja mais ativo para novas vagas, por exemplo.

Assim você permanece no banco de dados mostrando o interesse que teve durante todo o tempo.

Na maioria das vezes isso acontece quando o jovem aprendiz CIEE consegue uma efetivação de vaga ou até mesmo acaba saindo da escola por inúmeros motivos.

Contudo, lembre-se de quanto esse programa é fundamental na vida de um jovem e como ele pode ser importante para que você se dê bem no mercado de trabalho durante a sua vida, mostrando que seu interesse por uma carreira começou desde cedo.

Por fim, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e informe mais jovens sobre este programa que ajuda tantas famílias no Brasil.