Pular para o conteúdo

Entenda tudo sobre o turismo da vacina no Brasil

Dia desses ouvi falar brevemente sobre o turismo da vacina, porém, não entendi muito bem os detalhes, daí fui procurar melhor o que é isso e descobri diversas informações, acredito que você vai gostar de saber tudo sobre esse assunto.

Antes de contar tudo que encontrei nas minhas leituras, preciso avisar que esse artigo não possui nenhuma ligação com qualquer instituição ou marca, essa é uma página para ajudar a compreensão sobre o tema a partir de dados encontrados na imprensa brasileira.

O turismo da vacina é um processo que está cada vez comum, mas que reflete a desigualdade social brasileira, já que poucas pessoas conseguem ter acesso a esse movimento. Quer entender o que é esse tipo de turismo? Os países que vacinam estrangeiros? Por quais motivos é possível se vacinar em outros lugares?

Acompanhe o artigo com atenção para entender melhor sobre esses tópicos e muito mais.

Boa leitura!

O que é o turismo da vacina? Entenda!

O sistema de imunização no Brasil é lento e desorganizado, em outros países, como os Estados Unidos, a vacinação já está disponível até mesmo para quem é adolescente. Isso acabou promovendo o que está chamado como turismo da vacina.

De forma geral, o turismo da vacina consiste no movimento de turistas que buscam doses remanescentes em postos de vacinas em outros países. A procura por vacinação em território americano, por exemplo, está cada vez mais comum.

O turismo da vacina atrai brasileiros nos EUA onde há doses sobrando e pouca burocracia, ainda que a ordem do governo seja disponibilizar vacinas apenas para os residentes, estrangeiros conseguem vacinar, já que não há necessidade de comprar residência. Portanto, o turismo da vacina para brasileiros é algo compreensível e comum.

Há países oferecendo vacinas? Porque?

Sim, há países que estão ofertando vacinas, já que a população residente foi toda vacinada. É importante entender que as vacinas estão sendo oferecidas, pois, quem vive nesses países já foram vacinados, diferentemente do Brasil, onde esse processo está acontecendo de forma lenta.

Isso faz com que o turismo da vacina seja uma tendência em constante crescimento. Na Rússia, por exemplo, todo mundo poderá ser vacinado gratuitamente com uma dose da Sputnik V, basta apresentar o documento de identificação, o passaporte pode ser usado nesse caso.

O turismo da vacina atrai brasileiros também em San Marino, que é um enclave que se encontra no interior da Itália, contudo, a dose não é gratuita, pois, é cobrado € 15 e também é necessário comprovar estadia em hotel na região. O turismo da vacina é uma forma de fortalecer a economia dos países, consequentemente não deixa de ser uma má estratégia para esses lugares.

Quais são os principais destinos para turismo e vacina?

Os principais países que são destinos do turismo da vacina são:

  1. Ilhas Maldivas: embora não existe nenhum calendário de vacinação para os turistas, há o plano chamado 3V, que consiste em vacinar estrangeiros em suas férias;
  2. Estados Unidos: como já explicado, o brasileiro pode ser vacinar em alguns estados do país norte americano, já que não é necessário comprovar residência;
  3. Romênia: quem visitar o Castelo de Bran na Transilvânia poderá receber uma dose da Pfizer e ainda conta com o certificado de vacinação;
  4. San Marino: quem estiver disposto a pagar o valor do turismo da vacina, pode contar com esse destino, desde maio, o país já aceita vacinar turistas;
  5. Rússia: esse país também está aceitando vacinar estrangeiros, basta estar com o passaporte em mãos para receber a dose da Sputnik V.

Turismo da vacina nos Estados Unidos

O turismo da vacina no EUA é interessante, contudo, o brasileiro que deseja se vacinar fora do Brasil deverá seguir algumas orientações. Primeiramente, é importante entender que para ter chances de vacinar, o indivíduo deve cumprir duas semanas de isolamento social no México e isso não é garantia de que a vacinação será realizada.

Entenda que a Casa Branca definiu que apenas cidadãos do país podem ter a imunização, porém, em lugares cujo nível de turismo é muito alto, como Orlando e Nova York, não há muita burocracia para conseguir a vacina.

Ou seja, não existe garantia de que a pessoa será vacinada, certo? Justamente por isso que é importante entender como funciona o turismo da vacina. É importante se atentar também que o brasileiro precisa ficar no país caso não receba uma vacina que precisa apenas de uma dose.

Turismo da vacina em São Luís

Nem é necessário ir para fora do Brasil para conseguir vacinar, já quem o turismo da vacina já está acontecendo em território nacional, algumas pessoas viajaram até São Luís para se imunizar. Acontece que no Maranhão o processo de vacinação está mais rápido do que em outros estados.

Conseguiu compreender melhor sobre o turismo da vacina, certo?