Pular para o conteúdo

Você sabe o que é reconhecimento facial? Entenda tudo sobre esse assunto

Em uma conversa entre amigos começamos a falar sobre o futuro e como o reconhecimento facial é uma tecnologia que certamente vai ganhar espaço nos próximos 10 anos.

Resolvi ler melhor sobre esse assunto e descobri que já é um tipo de biometria que está sendo bastante usada.

Antes de contar tudo que encontrei nas minhas leituras, preciso avisar que esse artigo não possui nenhuma ligação com qualquer instituição ou marca, essa é uma página para ajudar a compreensão sobre o tema a partir de dados encontrados na imprensa brasileira.

Saiba que o reconhecimento facial está aos poucos sendo introduzido em diversos aspectos da sociedade.

As empresas estão testando essa tecnologia com diferentes objetivos. Quer entender melhor sobre esse sistema? Onde está usado? Motivos para aplicar a tecnologia?

Continue acompanhando esse artigo com atenção para conseguir entender o que é reconhecimento facial e muito mais.

Boa leitura!

O que é reconhecimento facial?

Reconhecimento facial é uma tecnologia moderna que usa diversos padrões biométricos para que qualquer pessoa consiga ser identificada com velocidade e precisão. O reconhecimento facial é similar a leitura da íris e a impressão digital.

Esses sistemas são formas de identificação biométrica, essas tecnologias consideram as características particulares de cada pessoa para dar a confirmação de que é quem ele diz ser.

Ou seja, é uma maneira de identificar ou confirmar o indivíduo levando em consideração a sua face. Esses sistemas estão sendo utilizados para identificar as pessoas em vídeo, tempo real ou em fotos.

Saiba que o reconhecimento facial é uma tecnologia que entra na modalidade de segurança biométrica e seu protótipo começou a ser desenvolvido durante os anos 60 nos Estados Unidos.

Aos poucos é um sistema que está ganhando cada vez mais espaço.

Entenda como funciona o reconhecimento facial

É importante que o reconhecimento facial é responsável por comparar e analisar determinada face com imagens que se encontram armazenadas em base de dados.

Essa tecnologia de reconhecimento de imagem é responsável por usar algoritmos, esse sistema vai realizar o rastreio e o mapeamento de padrões do rosto humano considerando as características logarítmicas e geométricas.

Desta maneira é possível encontrar particularidades únicas do indivíduo.

Compreenda que a predição é capaz de reconhecer o rosto e determinar as chances dessa face ser a mesma que foi apresentada em documento ou que está armazenada em base de informações.

O passo a passo do reconhecimento facial é:

  • É capturado a face do indivíduo seja em foto, seja em vídeo;
  • A ferramenta faz o mapeamento de padrões e a análise de imagens, as características singulares são chamadas de pontos nodais;
  • Daí surge a assinatura única da face que será sempre usada para fazer comparações;
  • O grau de compatibilidade é a última etapa do processo.

Onde o reconhecimento facial é utilizado?

Entenda que o programa de reconhecimento de face em fotos ainda não é tão conhecido em território nacional, mas, gradualmente, essa tecnologia vem ganhando espaço.

Veja só onde é possível encontrar esse sistema:

  1. No setor de segurança esse tipo de reconhecimento é usado para combater fraudes;
  2. Algumas empresas testam essa tecnologia para realizar pagamentos automáticos;
  3. Aeroportos estão testando essa novidade na hora de realizar embarques;
  4. Supermercados também apostam no reconhecimento facial para facilitar a experiência dos consumidores.

Agora que você já sabe o que é reconhecimento facial e onde essa tecnologia está sendo usada, leia o tópico a seguir para entender os benefícios.

Motivos para usar reconhecimento facial

Embora pareça ser algo bastante distante da atual realidade, o reconhecimento facial já uma tecnologia que está oferecendo benefícios, consequentemente, há diversos motivos para apostar nesse recurso.

Essa é uma inovação com o objetivo de mudar a vida da sociedade.

Entenda quais são os principais motivos para apostar nessa ferramenta.

  • A biometria facial é de alta precisão, ou seja, empresas que usam essa tecnologia mantém-se protegida contra aqueles que desejam roubar dados, por exemplo;
  • O reconhecimento é interessante, pois permite controlar o acesso de pessoas, desta forma, não é necessária equipe especializada de segurança ou monitoramento de câmeras;
  • Não há necessidade de contato físico quando esse tipo de reconhecimento é utilizado;
  • É um sistema muito rápido, portanto, acaba sendo bastante interessante para empresas que buscam por otimização de tempo.

É possível fazer reconhecimento online? Como?

Entenda que o reconhecimento facial online pode ser solicitado por alguns serviços, o aplicativo MeuGov.Com, por exemplo, ferramenta oficial do Governo Federal, exige esse tipo de reconhecimento para alguns serviços.

Em alguns casos é necessário fazer a prova de vida digital por meio do aplicativo, consequentemente, o usuário deverá passar pelo processo de reconhecimento do seu rosto.

É necessário piscar, sorrir e se movimentar em frente da câmera para que a captura de imagem dê certo. Sendo assim, percebemos em que o reconhecimento facial está em diferentes aspectos da vida de uma pessoa.