Pular para o conteúdo

Tudo sobre o sistema de reconhecimento facial em aeroporto

Tenho um amigo que passou pelo reconhecimento facial em aeroporto, quis entender melhor sobre esse assunto e pesquisar algumas informações que acho que você vai gostar de saber. Resolvi ler melhor sobre esse assunto e descobri que já é um tipo de biometria que está sendo bastante usada.

Antes de contar tudo que encontrei nas minhas leituras, preciso avisar que esse artigo não possui nenhuma ligação com qualquer instituição ou marca, essa é uma página para ajudar a compreensão sobre o tema a partir de dados encontrados na imprensa brasileira.

Entenda que o reconhecimento facial é um recurso que está presente em diversos lugares da nossa sociedade e aos poucos os aeroportos testam essa tecnologia para aproveitar alguns benefícios.

Quer entender melhor sobre esse sistema? As vantagens proporcionadas por essa tecnologia? Lugares que esse recurso é encontrado? Continue acompanhando esse artigo atentamente para descobrir todas essas informações sobre o reconhecimento facial em aeroporto e muito mais.

Boa leitura!

O sistema de reconhecimento facial é uma tecnologia que se baseia em padrões biométricos com o objetivo de verificar o rosto de um indivíduo de forma ágil e precisa. É bastante similar a outra maneira de identificar com biometria.

O que acontece nesse caso é que esse sistema vai levar em consideração os traços exclusivos de cada pessoa com a missão de comprovar que ele a pessoa que está dizendo ser. Esse sistema é muito interessante, já que faz analises e comparações de faces com imagens que se encontram em bancos de dados. Atualmente, o reconhecimento facial em aeroporto é algo que está cada vez mais ganhando espaço.

De forma geral, essa tecnologia está presente nessa área, pois, consegue realizar o rastreio e o mapeamento de padrões de um rosto considerando a geometria e os logarítmicos dessa área para conseguir checar as particularidades singulares.

Onde tem reconhecimento facial em aeroporto?

Como já mencionado, aos poucos, o reconhecimento facial em aeroporto vem ganhando em espaço. Em Salvador, por exemplo, essa tecnologia começou a ser testada no fim de 2020, mais precisamente no check-in, com o objetivo de tornar esse processo mais rápido.

Consequentemente, muita burocracia é evitada no momento de embarque. Já durante o ano de 2021, o reconhecimento facial em aeroporto ganhou destaque em Congonhas.

A missão é a mesma, reconhecer os passageiros e tornar mais ágil a comprovação de identidade nesses ambientes. Portanto, é possível dizer que tem reconhecimento facial em aeroporto na área de check-in.

Vantagens do reconhecimento facial em aeroporto

No geral, essa tecnologia é bastante interessante, pois, proporciona diversas vantagens para qualquer usuário de aeroporto. Entenda que essa é sistema está em fase de testes, isso significa que ainda é algo que não é bastante recorrente, mas, as vantagens que podem ser reconhecidas são:

  • Torna o processo de check-in mais rápido, desta forma, o embarque acaba sendo agilizado, logo, em caso de atraso, o passageiro consegue realizar todo esse procedimento rapidamente;
  • Não é necessário passar por tanta burocracia, basta ser identificado pelo reconhecimento facial em aeroporto e a identificação será realizada;
  • Evita filas, aglomerações e qualquer dor de cabeça que a forma convencional acaba provocando, principalmente durante o estado de calamidade pública.

Fica evidente porque reconhecimento facial em aeroporto é bastante vantajoso, não é mesmo? Agora que você já sabe o que é reconhecimento facial e porque ele é usado, veja o tópico a seguir para entender onde essa tecnologia também pode ser encontrada.

Lugares que usam reconhecimento facial

Além do reconhecimento facial em aeroporto, esse sistema poderá ser usado em diferentes situações, como:

  • O setor de vendas aproveita essa tecnologia para que os consumidores possam pagar serviços ou produtos de forma automática;
  • Na área alimentícia, em supermercados, por exemplo, o sistema é usado para que a experiência do cliente seja simplificada;
  • Empresas de segurança utilizam esse recurso para que fraudes sejam evitadas.

Gradualmente, outros setores passaram a investir nesse tipo de tecnologia. Contudo, em alguns lugares do mundo, esse sistema não será aprovado, Luxemburgo e Bélgica são países da Europa que declaram de forma oficial que a tecnologia é proibida. Diferentemente do reconhecimento facial em aeroportos do Brasil, em alguns locais, a tecnologia não marcará presença.

“Meu Gov.com” e o reconhecimento facial

Além de poder aproveitar o reconhecimento facial em aeroporto, o Governo Federal, disponibiliza esse recurso em alguns de seus serviços. A ferramenta necessita que os usuários realizem a identificação quando precisam realizar a prova de vida por meio de âmbito digital, ou seja, nada melhor do que essa tecnologia, certo?

O aplicativo, Meu Gov.com exige que o indivíduo passe pelo procedimento indicado na plataforma. Para que tudo dê certo, basta que esse cidadão pisque, sorria e se movimente em frente da câmera e a captura da imagem será realizada.

Portanto, o reconhecimento facial em aeroporto é bastante interessante, contudo, não se limita a esse espaço, já que pode ser visto em outros ambientes também.